Acesso ao SicoobNet e CecresNet:

CPF:

 

Cooperativismo

Cooperativa de Crédito


A Cooperativa de Crédito é uma associação de pessoas que buscam, por meio da ajuda mútua, satisfazer aspirações e necessidades econômicas, sociais e culturais. É uma sociedade com forma, natureza jurídica e civil própria. Constituída para prestar serviços exclusivos aos cooperados.

Destaca-se que o cooperativismo não visa lucros. Os direitos e deveres são iguais e o resultado alcançado é repartido entre todos. É uma empresa de dupla natureza que contempla o lado econômico e o social de seus cooperados. O cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário da cooperativa.

A finalidade da cooperativa de crédito é a prestação de soluções financeiras com condições mais favoráveis; fortalecimento da economia; da democratização do crédito e desconcentração de renda.

No Brasil, as cooperativas de crédito são equiparadas às instituições financeiras e seu funcionamento deve ser autorizado e regulado pelo Banco Central do Brasil.

Conta com legislação própria, a Lei 5.764/71 e a Lei Complementar 130/2009. Os administradores ficam expostos a Lei dos Crimes Contra o Sistema Financeiro Nacional (Lei 7.492), em caso de má Gestão ou Gestão Temerária de Instituição Financeira.

Em uma cooperativa, todas as operações feitas pelos cooperados são revertidas em benefícios. Os recursos aplicados na cooperativa ficam na própria comunidade, o que contribui para o desenvolvimento de todos os participantes.